Secretaria de Educação do DF fecha equipe: confira os 22 nomes

PEDRO VALENTE/METRÓPOLES

Além do secretário Rafael Parente (foto), estrutura de adjuntos, subsecretários e assessores-chefes foi confirmada e tomará posse no dia 1º

O time montado para a próxima gestão da Secretaria de Educação está fechado. O Metrópoles apurou os 22 nomes que vão integrar postos de chefia da pasta durante o governo de Ibaneis Rocha (MDB). Além de Rafael Parente, que será o futuro titular da área, secretários-adjuntos, chefia de gabinete, subsecretários e assessores temáticos já têm cadeira garantida na área, considerada uma das mais importantes do GDF.

A lista a qual a reportagem teve acesso foi apresentada ao próximo secretário de Educação, que confirmou nome por nome. Durante a conversa, Parente se disse satisfeito com a futura equipe, classificada por ele como “time dos sonhos da gestão”.

“Demos prioridade na escolha de pessoas muito boas em gestão, inclusive para áreas pedagógicas, porque só assim vamos conseguir planejar bem, implementar bem, avaliar e chegar a resultados rápidos”, destacou.

Paralelamente à equipe, a ideia do secretário é criar uma espécie de “conselho de notáveis” da área para encontros trimestrais, com o objetivo de discutir os rumos da educação pública no DF. Nomes como o de Cláudia Costin, ex-ministra de Administração e Reforma de Fernando Henrique Cardoso e ex-secretária de Educação do Rio; do senador Cristovam Buarque (PPS) e do ex-titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação Ricardo Henriques podem compor a comissão.

Confira os nomes:

Secretário: Rafael Parente

Secretária adjunta de Organização do Trabalho Pedagógico: Janaína Almeida Sérgio
Diretora de escola há oito anos, premiada por boas práticas na gestão, é especialista em psicopedagogia.

Secretário adjunto de Inovação na Aprendizagem e na Gestão: João Francisco
Mestre em políticas públicas pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco. Servidor público federal concursado, coordenou o programa Água Para Todos, foi assessor da Comissão de Combate ao Trabalho Escravo.

Secretário adjunto de Profissionalização da Gestão: Quintino Borges
Servidor público federal e gestor da Justiça do Trabalho.

Universidade Aberta / Formação inicial de professores: Alexandre Santos
Mestre em geografia, pesquisador concursado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi diretor de Avaliação da Educação Básica, liderou a gestão do Enem e de todas as avaliações da educação básica do país.

Chefe de Gabinete: Francine Cunha
Formada em engenharia química pela Universidade Federal de Campinas e direito pela PUC de Campinas, foi coordenadora-geral de Assuntos Regulatórios no Ministério do Meio Ambiente e assessora jurídica do Ministério da Saúde. No GDF, atuou na Delegacia da Mulher, Meio Ambiente e Crimes Cibernéticos.

Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape): Juliana Bottechia / Carolina Campos
Juliana é mestre em ciências da educação e doutora em educação pela Universidade da Madeira e pela USP. É docente da licenciatura em química da UEG–Formosa. Já Carolina é mestre em políticas públicas. Estudou inovação educacional na Universidade de Harvard, trabalhou no MIT-Brazil, foi secretária municipal de Educação de Gravatá (PE) e consultora da Unesco.

Subsecretaria de Educação Básica: Jackeline Aguiar
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 20 anos, fez química na Universidade de Brasília (UnB) e ocupou diversos cargos de gestão na Secretaria de Educação, como diretora de Pessoal e subsecretária de Gestão dos Profissionais da Educação. Ainda no GDF, foi assessora especial e secretária adjunta da Secretaria de Administração Pública.

Subsecretaria de Gestão de Pessoas: Kelly Bueno
Professora e pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do DF desde 2000. É especialista e pesquisadora na área de Políticas de Gestão de Pessoas. Ocupou diversas funções pedagógicas e administrativas, como assessora especial e titular da Subsecretaria de Gestão de Pessoas.

Subsecretaria de Administração Geral: Cassiano Alves
Economista e especialista em Gestão Pública (FGV/2012). Tem experiência na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e como gestor do Ministério Público da União. Foi coordenador-geral de Licitações e Contratos da Procuradoria-Geral da República, secretário de Administração do Conselho Nacional do Ministério Público; secretário Estadual da Procuradoria da República no Distrito Federal, diretor de Gestão Interna da Escola Nacional de Administração Pública e secretário adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Subsecretaria de Infraestrutura e Apoio Educacional: Luiz Carlos Capella
Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Foi assessor de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, presidente do INSS, assessor do ministro do Planejamento, secretário de Recursos Humanos do Ministério da Administração e Reforma do Estado; secretário adjunto de Gestão Administrativa do Governo do Distrito Federal e subsecretário-geral da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.

Subsecretaria de Pesquisa, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de Políticas, Projetos e Ações: Helber Vieira
Servidor da carreira de pesquisador tecnologista em Informações Educacionais do Inep/MEC. É mestre em linguística pela UnB. É professor da Enap e da FGV nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Estratégia.

Subsecretaria de Tecnologias para a Aprendizagem e para a Gestão: Guilherme Macedo
Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal. É economista pela UnB e mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Gestão na Birkbeck, University of London. Passou pela Agência Nacional de Aviação Civil, pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Fonte: Metropoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here