Residencial Camping Club recebe Unidade Básica de Saúde

A unidade tem capacidade para atender 5 mil pessoas e conta com uma equipe de Estratégia da Saúde Familiar, além de um grupo multidisciplinar

Com a inauguração da unidade, a prefeitura fortalece o atendimento a saúde pública básica. Ampliando em mais de 50% a cobertura de saúde no município.

O dia a dia vai ficar mais fácil para Neide Galvão. A dona de casa, que mora no Residencial Camping Club, que tem como vizinha a mais nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Camping Club, inaugurada pela Prefeitura na manhã do último sábado (9). “Dois dos meus seis filhos nasceram aqui na cidade, e já tive muitas dificuldades, mas hoje posso dizer que o Camping Club é um paraíso. Antes as unidades de saúde ficavam em casas particulares alugadas, hoje a UBS tem o espaço próprio dela com uma equipe completa. Praticamente ao lado da minha casa”, comemorou.

A opinião de Neide é compartilhada por outros moradores do bairro. Juber Nogueira, vice-presidente da Associação de Moradores do Camping Club, conta que há algum tempo eles esperam por melhorias no bairro, que enfim chegaram. “Estávamos ansiosos pela entrega da unidade, olhando agora, a gente nem acredita que foi inaugurada. É uma vitória para todos nós! O nosso bairro está sendo muito beneficiado com melhorias”, disse.   

Esse foi um desafio prometido pela atual gestão ainda em campanha. Retomar obras paralisadas e prossegui-las, tudo com muita responsabilidade, estudo técnico e planejamento. “Ainda em época de campanha víamos aqui no Camping Club e sentíamos a necessidade de infraestrutura e de governo neste bairro. Fizemos promessas aos moradores daqui, planejamos e trabalhamos afinco, com muita vontade de transformar a realidade do Residencial Camping Club. Hoje o bairro conta com infraestrutura, saneamento, asfalto e agora entregamos a Unidade Básica de Saúde”, frisou o chefe de governo Hildo do Candango.

O bairro, um dos mais antigos de Águas Lindas, está recebendo obras de infraestrutura completa. Já foi beneficiado com galerias de águas pluviais, rede coletora de esgoto e rebaixamento de água. Também foi feito asfalto, calçadas e meios-fios. Ofertando cada vez mais qualidade de vida e saúde para a população.

Com a entrega da décima nona UBS, Águas Lindas passa a ter 50% de cobertura pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Tínhamos 11 unidades de saúde, e elevamos em mais de 50% a cobertura de atenção básica da nossa cidade. Estamos inaugurando mais uma unidade de saúde e em breve pretendemos entregar outras unidades”, destacou o prefeito Hildo do Candango.

O prefeito Hildo do Candango, durante inauguração da unidade, afirmou que é gratificante poder entregar mais uma UBS para a população de Águas Lindas.

O objetivo é alcançar toda a cidade com os serviços de atenção básica em saúde. “Com a inauguração da unidade, fortalecemos a nossa saúde básica. Garantindo um atendimento e acesso direto aos serviços de saúde, ampliando mais ainda a nossa cobertura de saúde pública”, finalizou o secretário de Saúde, Eduardo Rangel.

Saiba mais

A unidade – construída na cidade – vai alcançar moradores de outros bairros também. Conta com uma equipe da Estratégia de Saúde da Família composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de quatro agentes comunitários de saúde. Ainda terá uma equipe multidisciplinar composta por pediatra, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e ginecologista.

A estrutura dispõe salas para consultórios médicos e odontológicos, salas para atendimento em enfermagem, para procedimentos como curativo e sutura, espaço para reuniões. Contempla o projeto, salas de expurgação, esterilização, farmácia, almoxarifado, espera e limpeza, e ainda copa, cozinha, vestiários, banheiros e depósito. Entre os serviços oferecidos estão: consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here