Agência do Trabalhador na CLDF atende de 8h às 18h

Unidade na CLDF foi inaugurada nesta segunda-feira (1°).

Os cidadãos do Distrito Federal contam com mais uma unidade de intermediação de mão de obra por meio do Sistema Integrado Nacional do Emprego (SINE). Nesta segunda-feira (1º), foi inaugurada uma nova Agência do Trabalhador, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Câmara Legislativa. A instalação desta unidade é resultado de parceria entre a CLDF e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) com o objetivo de contribuir para combater o desemprego.

“O nosso desejo é que este seja um local que traga boas notícias”, afirmou o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), antes de descerrar a fita, simbolizando a abertura da agência, ao lado de parlamentares e do secretário de Trabalho do DF, João Pedro Ferraz Passos. Para o distrital, o desafio atual do Estado brasileiro é a geração de empregos. Ele lembrou as proposições aprovadas pela Câmara Legislativa nesse sentido, mas salientou a importância das políticas públicas implantadas pelo Executivo para a obtenção de êxito neste campo. “Estamos aqui para contribuir”, acrescentou.

O vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso (PRB), defendeu a instalação de “espaços de serviço” na sede do Legislativo local. “Diariamente, cidadãos batem à porta da Casa a procura de emprego”, atestou. O parlamentar recordou a sua passagem pela Secretaria do Trabalho do DF, em 2008. “À época, os esforços resultaram no menor índice de desemprego que o Distrito Federal já viu”, comentou.

Fácil acesso – Já o segundo secretário da Casa, deputado Robério Negreiros (PSD), observou que os legisladores não são empregadores, “mas podemos contribuir com as políticas públicas voltadas para essa séria questão”. Ele elogiou a rapidez com que a ideia de instalar uma Agência do Trabalhador se concretizou. Também destacou a localização da unidade – na área externa da CLDF voltada para o Tribunal de Justiça do DF, na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) –, um local de fácil acesso.

Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, o deputado José Gomes (PSB) enalteceu a iniciativa, “que atende ao clamor da população”. Diante dos dados recentes do IBGE, que apontam um número superior a 13 milhões de desempregados no País, o distrital afirmou ser necessário “criar ferramentas para auxiliar as pessoas a voltarem ao mercado de trabalho”.

Para o secretário João Pedro Ferraz Passos, a Câmara Legislativa “está estendendo a mão, trazendo esperança a quem está em situação de desemprego”. Ele acredita que a ação renderá frutos e será um marco na história da CLDF. Além disso, o secretário do Trabalho disse que a pasta assumiu o compromisso de “qualificar, preparar, intermediar e, sobretudo, acolher a população sem emprego”.

Agência do Trabalhador

Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here