Famílias do Vão do Moleque receberam instalação de kits de rede com lâmpadas e tomadas e, até o final do ano, serão 1,4 mil novas ligações elétricas na região

Por Jair Henderson

A energia elétrica chegou a 70 famílias da comunidade Kalunga do povoado do Vão do Moleque, em Cavalcante, região norte de Goiás, em uma ação de parceria do Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais, e a Enel Distribuição Goiás. Antiga demanda dos moradores da região, a chegada da energia elétrica representa um novo momento na vida de centenas de goianos que vivem na comunidade.

Além da rede de energia, as famílias já contempladas tiveram a instalação de kits de rede, compostos por duas lâmpadas e duas tomadas. Nos próximos três meses, mais 70 serão instalados, totalizando 140 novas unidades consumidoras para os Kalunga, comunidade historicamente negligenciada pelo Estado.

As obras fazem parte do programa “Luz para Todos”, do governo federal. Foram construídos mais de 360 quilômetros de rede de distribuição e foram instalados 3,5 mil postes, com investimento estimado em R$ 22 milhões.

Para o governador Ronaldo Caiado, a chegada da luz elétrica na região é um sonho realizado, não apenas para as famílias Kalunga, como também para todos que se empenharam para que essa conquista fosse concretizada, ressaltando o esforço do Governo de Goiás para diminuir as desigualdades regionais.

“Essa alegria de poder desfrutar de melhor qualidade de vida, isso é extremamente gratificante. Acho que é algo que tem tudo a ver com nosso compromisso de vida e de governo. Não adianta estarmos apenas desenvolvendo regiões desenvolvidas sem que a gente tenha um olhar também para as regiões mais humildes do Estado de Goiás e podermos, cada vez mais, combater as desigualdades regionais e a falta de oportunidade das pessoas”, ressaltou.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o governador e a primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), não puderam ir até o Vão do Moleque presenciar a ligação da rede elétrica. Porém, assistiram a uma reportagem produzida pela equipe da TV Brasil Central (TBC) sobre a chegada da energia elétrica para as famílias Kalunga.

Emocionado, o governador ressaltou que essa conquista é importante não apenas para os cidadãos daquela comunidade, mas para todos os goianos. “Vejo isso como algo que deve impactar muito a consciência de todos os goianos neste momento. É hora de solidariedade. É hora de não pensar apenas em si, mas ter também uma visão de como dar a esses jovens, a essas crianças, a essas famílias, uma outra perspectiva”, completou.

A luz elétrica, há muito aguardada pelos moradores da região, foi motivo de frustração por muitos anos, como relata seu Juarez da Cunha, de 60 anos, que vive com a esposa Aparecida Fernandes da Cunha, de 55, e os três filhos. “Há uns 20 anos, colocaram os ‘padrão’. Nós tínhamos ansiedade pela energia”, relata Juarez. “Ficou tudo na mentira. Não aconteceu”, recorda-se, frustrado. “Ano passado, o governador Ronaldo Caiado chegou aqui, montado a cavalo. Falamos sobre os postes e ele disse que a gente ia ter energia elétrica este ano. Está aí a prova que ele não mentiu para gente”, contou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here