Novo estádio terá Museu Garrincha

Local abrigará acervo com objetos históricos do craque do futebol brasileiro.

Depois de manter o nome de Mané Garrincha na denominação do novo estádio brasiliense, o GDF decidiu fazer um novo agrado ao ex-jogador. Foi divulgada ontem a criação de um museu dedicado ao ex-craque, que emprestou o nome ao antigo estádio inaugurado em Brasília na década de 1970. A ideia do governo local é reunir um acervo para resgatar a história do futebol brasileiro.

“Temos um carinho muito especial pelo nosso querido Mané Garrincha, que deu tantas alegrias para o povo brasileiro e continua sendo, depois de muitos anos, essa grande referência da genialidade do futebol”, disse o governador – botafoguense – Agnelo Queiroz.

A denominação do novo estádio foi alvo de disputa política em junho deste ano. A deputada distrital Liliane Roriz (PSD) propôs projeto para manter Mané Garrincha no nome. Agnelo, no entanto, vetou, alegando que a responsabilidade de nomear a arena é da Terracap, proprietária do estádio. Os distritais, então, derrubaram o veto ao projeto e a lei foi promulgada, mantendo, portanto, a nomenclatura “Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha”.

Prestígio

Brasília não é a primeira cidade a ter um museu dedicado ao ex-craque. O Maracanã, no Rio de Janeiro, mantinha um local em homenagem a Garrincha antes da demolição para a Copa do Mundo de 2014, com objetos antigos do esporte brasileiro.

Fonte: Metro Brasília – 26/10/2012

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!