Partidos pedem ao STF o afastamento de Cunha

alx_policia-federal-cunha-20151215-0018_originalParlamentares de PSOL, PT, Rede, PSB, PPS e PCdoB entregaram nesta terça-feira uma carte pedindo o afastamento cautelar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados. No documento, assinado por mais de 40 deputados, os parlamentares sustentam que a presidência da Câmara “tem sido exercida para benefício privado, autoproteção em investigações e usufrutos inconstitucionais”.

 

“Como fiscal da estrutura fundamental dos poderes instituídos e do devido processo legislativo, é indispensável que o Supremo Tribunal Federal resgate a dimensão democrática desta função”, afirmam os deputados no documento.

Catilinárias – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Catilinárias, que cumpriu mandados de busca e apreensão em residências de Cunha, incluindo a residência oficial da presidência da Câmara, em Brasília. Também nesta terça, o Conselho de Ética aprovou, após semanas de adiamentos, o prosseguimento do processo que pode levar à cassação do mandato de Cunha.

Além do processo no Conselho de Ética, Cunha é alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República ao STF, acusado de receber 5 milhões de dólares em propina do esquema de corrupção na Petrobras. Também responde a inquérito no Supremo devido a contas bancárias na Suíça.

Fonte: veja.abril.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!