Fazendo um comparativo com a política praticada nas últimas décadas e a política pratica por D. Pedro, encontramos algo em comum, que é a afirmativa feita pelos comandantes do Brasil, de que “nada sabia”, sempre que nos deparamos com um novo escândalo.
Entendo que um país com uma enorme quantidade de ministérios, tende a ser mal administrado, e esta prática visa exclusivamente a manutenção do poder. Onde a base aliada do governo é composta e negociada através de cargos, o que explica a grande quantidade de ministérios.
Desta forma, podemos afirmar que as estratégias praticadas para a manutenção do poder, muito se assemelham. É claro que devemos respeitar as particularidades de cada época, porem é nítido o uso da maquina pública para a continuidade do poder, “o poder pelo poder”, onde quase sempre, quem sai prejudicado é a população.
A pratica de manutenção do poder pelo poder, acaba afastando a população da política, quando passa a impressão, de que, não importa quem esteja no poder, a maioria das ações reprovadas pela população continuarão a ser praticadas.
Vale ressaltar que a única forma de mudar a política é entrando nela. Negar a política, apenas protestar ou dizer que todo político é ladrão, não resolve o problema, é necessário entrar e participar.
Por Sandro Gianelli