Docentes da rede pública podem participar da pesquisa até 14 de novembro. O questionário foi enviado por e-mail, mas também está disponível no Simec por meio de QR Code
O Ministério da Educação (MEC) vai ouvir educadores de todo o país para compreender como escolas, docentes e redes de ensino têm utilizado as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), bem como para definir perspectivas futuras do programa. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD), está desenvolvendo uma pesquisa sobre o PNLD que utilizará diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional.
A iniciativa busca, ainda, entender como os livros do programa são incorporados às práticas pedagógicas diárias; explorar a importância das obras na promoção de uma educação de qualidade; e analisar o impacto dos livros no processo de ensino-aprendizagem. Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. Outras ações serão realizadas em 2025 para o aprimoramento da pesquisa.
Os docentes da rede pública poderão responder ao questionário até 14 de novembro. Os gestores escolares já receberam uma mensagem de e-mail com o link para encaminhá-lo às suas equipes, mas o endereço eletrônico também está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e pelo QR Code abaixo:
A pesquisa foi produzida com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além das coordenadorias do MEC.
A pesquisa também vai escutar, de forma amostral, os docentes em entrevistas que serão realizadas no mesmo período do questionário. Articuladores estaduais que trabalham com os materiais didáticos do PNLD no ensino fundamental foram chamados para colaborar junto aos governos estaduais. Eles vão selecionar escolas e professores que lecionam no ensino fundamental 2 (anos finais) para serem ouvidos na pesquisa. Além disso, diretores de escolas e dirigentes municipais e estaduais de educação também serão ouvidos via questionário, que será encaminhado ainda em 2024 via e-mail.
Fonte: Agência GOV