Parceria orientará feirantes para garantir ambiente limpo
Administração Regional de Ceilândia, em parceria com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), iniciou os trabalho de conscientização dos feirantes para o correto acondicionamento e descarte do lixo nas feiras da região.
Os primeiros a serem beneficiados com o trabalho foram o Shopping Popular de Ceilândia e a Feira do Artesanato. A intenção da ação é de impulsionar a mudança de comportamento dos feirantes, orientando-os a adquirir lixeiras proporcionais a área de atuação de cada estabelecimento, deixando o ambiente limpo.
Segundo o administrador Regional de Ceilândia, VilsBon José de Oliveira, a ideia é de que as feiras de Ceilândia sejam referência também no quesito limpeza, além de evitar que os comerciantes sejam pegos de surpresa quando a fiscalização passar pelo local. “Eles terão informações corretas e evitarão que sejam multados”, frisa o administrador.
A multa para quem desrespeitar a norma varia de R$ 114, 00 a R$ 11.416,00
O que diz a Lei – A Lei 972/95 (artigo 6º) diz que nas feiras livres instaladas em vias ou logradouros públicos onde haja a venda de gêneros alimentícios e produtos hortifrutigranjeiros é obrigatória a colocação de recipiente de lixo em local visível e acessível ao público.
Para o feirante Edson Braga, 48 anos, a orientação é importante. “Não deixa a pessoa esquecer do compromisso de deixar o ambiente limpo, e muitos não sabem como separar o lixo”, frisa.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Administração Regional de Ceilândia