
Da redação
Operação já foi aprovada pelo Cade e pode consolidar posição estratégica do banco brasiliense no mercado nacionalO Banco de Brasília (BRB) está próximo de fechar uma operação que pode consolidar sua presença no sistema financeiro nacional: a aquisição de 58% do capital do Banco Master. O negócio, ainda em fase de definição do escopo, aguarda autorização do Banco Central (BC).
Durante audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, confirmou o andamento do processo. “Ainda estamos em um processo em que as duas instituições estão definindo o perímetro da operação. A partir daí, o Banco Central avalia a viabilidade da operação, sem julgar a sua conveniência para os seus acionistas”, afirmou.
A proposta do BRB, anunciada em março, prevê a compra de 49% das ações ordinárias e 100% das preferenciais do Banco Master. A operação já recebeu aprovação da Superintendência-Geral do Cade, que concluiu não haver riscos à concorrência no mercado.
Segundo comunicado anterior, o BRB planeja investir o equivalente a 75% do patrimônio líquido do Master. Com isso, passará a ter poder de voto no conselho de administração, fortalecendo sua influência estratégica.
Nos últimos anos, o BRB vem adotando uma política de crescimento baseada em inovação, parcerias estratégicas e expansão nacional. A possível aquisição do Banco Master marca mais um passo nessa direção, consolidando sua ambição de protagonismo no setor bancário brasileiro.