Celina Leão lidera disputa pelo Buriti e Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha despontam para o Senado

Foto: Câmara dos deputados

Da redação

A vice-governadora Celina Leão (PP) aparece na frente em todos os cenários pesquisados para a eleição ao Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado em 9 de junho. Já na corrida pelas duas vagas ao Senado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o atual governador Ibaneis Rocha (MDB) lideram as intenções de voto.

A pesquisa ouviu 1.522 eleitores do DF entre os dias 31 de maio e 4 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. No cenário estimulado para o GDF, Celina Leão alcança 31,1% das intenções de voto, seguida por Fred Linhares (Republicanos) com 21,5% e José Roberto Arruda (PL) com 15,3%. Em simulações alternativas, a vice-governadora amplia sua vantagem, podendo chegar a 42,8%.

Na disputa pelo Senado, Michelle Bolsonaro lidera com 42,8%, seguida por Ibaneis Rocha, que obtém 36,5%. A senadora Leila Barros (PDT) aparece com 29,7%, enquanto as deputadas federais Erika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL) somam 24,0% e 18,3%, respectivamente. Em cenário sem Michelle, Fred Linhares chega a 36%, tecnicamente empatado com Ibaneis.

Apesar da liderança inicial de Celina, Michelle e Ibaneis, a pesquisa destaca que o índice de indecisos ainda supera 10% em alguns cenários e que a definição das alianças partidárias e estratégias de campanha poderão modificar o quadro até as convenções de junho de 2026. Para a vice-governadora, o desafio será consolidar apoio no centro e direita; para Michelle e Ibaneis, ampliar a base conservadora e engajar o eleitorado feminino e evangélico.

O estudo também revela que 56% dos entrevistados avaliam positivamente a gestão do governador Ibaneis Rocha, reforçando sua relevância no cenário político local diante da exposição à frente do GDF.