Da redação
Legislativo distrital inicia 2025 com sessão solene e amplia estrutura para atender demandas da população
Após o recesso legislativo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retomará suas atividades em horário integral a partir desta segunda-feira (3), funcionando das 8h às 19h. A primeira sessão ordinária de 2025 está marcada para terça-feira (4) e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital nos canais 9.3 (sinal aberto), Net 11, Vivo 9 e no YouTube. 
Tradicionalmente, a sessão inaugural possui caráter solene e conta com a presença do governador ou de um representante do Executivo, que envia uma mensagem aos deputados abordando a relação entre os poderes e as matérias a serem apreciadas ao longo do ano. 
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou a importância do momento, marcando o início do segundo biênio da atual legislatura. Ele enfatizou que, em 2025, a Casa contará com novas comissões, uma nova mesa diretora e projetos relevantes focados nas necessidades da população e no desenvolvimento de Brasília. 
Uma das principais pautas deste ano será a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), instrumento básico da política territorial do DF que orienta a produção e gestão das áreas urbanas e a expansão do território. O plano atual é de 2009, e a última revisão foi interrompida durante a pandemia. A CLDF aguarda o envio do novo texto pelo Executivo. 
Além disso, em 2025, a Câmara Legislativa contará com duas novas comissões: a do Direito das Mulheres e a da Saúde, esta última resultante do desmembramento da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC). A nova composição da Mesa Diretora também já está em vigor para o biênio 2025-2026. 
O deputado Ricardo Vale (PT), primeiro vice-presidente da CLDF, ressaltou o compromisso em investir em tecnologia e qualificação para aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade, garantindo que as pautas de interesse público sejam debatidas e avancem. Ele afirmou que 2025 será um ano de muito trabalho, diálogo e resultados para o DF. 
A deputada Paula Belmonte (Cidadania), primeira ocupante da segunda vice-presidência da Casa, destacou a importância do PDOT para a organização da Brasília do futuro. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) disponibiliza um site dedicado ao plano para consulta pública. 
Com a retomada das atividades legislativas, a CLDF reforça seu compromisso com a transparência, eficiência e o desenvolvimento sustentável de Brasília, buscando sempre atender aos interesses e ao bem-estar dos cidadãos.