![](https://doaaquemdoer.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-13-as-10.50.23_fb186c97-1024x768.jpg)
Da redação
Órgão é o terceiro do ano e o 80º transportado pelo sentinela desde 2015, em parceria com a central estadual de transplantes
Na manhã desta quinta-feira (13), a equipe da unidade de operação aérea do departamento de trânsito do Distrito Federal (detran-DF) realizou mais uma missão essencial para salvar vidas: o transporte de um coração da base aérea de Brasília até o instituto de cardiologia e transplantes do Distrito Federal (ICTDF), localizado no Cruzeiro.
O órgão veio de Rio Verde (GO) em um voo da força aérea brasileira e, ao chegar a Brasília, foi transportado pelo helicóptero sentinela, que faz parte do serviço de policiamento e fiscalização de trânsito. A bordo da aeronave estavam o comandante Sérgio Dolghi e o operador aerotático Fernando Avelar.
parceria que salva vidas
A ação faz parte de uma parceria entre o detran-DF e a central estadual de transplantes, que tem possibilitado o transporte ágil de órgãos, garantindo melhores chances de sucesso nos procedimentos médicos. Desde 2015, o sentinela já transportou 80 corações, sete fígados, um rim e seis córneas, demonstrando a importância da iniciativa para o sistema de saúde do DF.