
Da redação
Operações especiais com apoio aéreo e escoltas táticas buscam garantir segurança para mais de 150 mil pessoas na Esplanada
Durante as comemorações do 65º aniversário de Brasília, entre os dias 19 e 21 de abril, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificará a fiscalização e o policiamento em parceria com a Polícia Militar. As ações ocorrerão das 14h às 2h nas vias S2 e N2 da Esplanada dos Ministérios, onde é esperado um público superior a 150 mil pessoas.
Com sinalização instalada ainda na noite de sexta-feira (18), agentes de trânsito atuarão no controle do tráfego, coibindo estacionamentos irregulares e garantindo a fluidez das vias. A Unidade de Operações Aéreas (Uopa) utilizará o helicóptero Sentinela para monitoramento em tempo real, facilitando a resposta a congestionamentos e a reorganização de equipes.
A Unidade de Motociclistas Operacionais (Umop) também estará em campo com atuação rápida nos pontos críticos, além de prestar apoio a emergências e fazer escoltas de veículos oficiais. “É fundamental que todos sigam as orientações dos agentes e da Polícia Militar, mantendo atenção redobrada e reduzindo a velocidade, para que a celebração transcorra com segurança”, orienta Glauber Peixoto, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF.
O Buraco do Tatuí, no sentido norte, está em obras, e o acesso ao estacionamento da Cúria será controlado pela equipe da Catedral. Na entrada do túnel do Itamaraty, o Detran-DF atuará no controle de acesso de PCDs, idosos e pedestres. Dois pontos de travessia serão organizados no Eixo Rodoviário Leste, com viaturas posicionadas a partir das 13h para segurança dos pedestres rumo aos shows.






































