
Da redação
Condutores podem consultar plataformas digitais ou ligar no 154 para verificar se o documento está disponível.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com mais de 8 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) que foram devolvidas pelos Correios em 2024 e aguardam retirada nas unidades de atendimento. A devolução ocorre, principalmente, devido à desatualização do endereço cadastrado ou à ausência de alguém para assinar o recebimento.
Quando a CNH não é entregue após três tentativas, os Correios ainda mantêm o documento por sete dias na agência para retirada. Caso isso não ocorra, o documento retorna ao Detran-DF, que notifica o condutor por e-mail. No entanto, muitos motoristas não procuram os postos para buscar a habilitação.
Para verificar se a CNH foi devolvida e onde está disponível, o cidadão pode utilizar o serviço de atendimento telefônico no número 154, acessar o aplicativo Detran-DF Digital ou o Portal de Serviços do órgão. Após a consulta, basta agendar o atendimento na unidade correspondente e comparecer no dia e horário marcados para retirar o documento.
O coordenador-geral de Atendimento ao Usuário do Detran-DF, André Lima, alerta sobre a importância da versão impressa da CNH. “Embora a versão eletrônica traga mais praticidade, a CNH física é indispensável em diversas situações, como viagens internacionais ou emergências, quando o celular está sem bateria”, destacou.
Para evitar a devolução de documentos, o Detran-DF reforça a necessidade de manter o endereço atualizado no sistema. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), notificações enviadas a endereços desatualizados são consideradas válidas, podendo gerar transtornos aos motoristas.