Da redação
Iniciativa busca prevenir focos de doenças e combater a criminalidade no Distrito Federal
A operação DF Livre de Carcaças já retirou 2.497 veículos abandonados das ruas do Distrito Federal em 2024. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e com a participação ativa do Detran-DF, a ação tem como objetivo evitar que automóveis em desuso sirvam de foco para doenças como dengue ou se tornem abrigos para atividades criminosas.
Além de eliminar riscos à saúde pública, a operação faz parte do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, no eixo Cidade Mais Segura. A iniciativa conta com a colaboração de diversos órgãos, como administrações regionais, Polícia Militar, DER e a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental. “Nosso foco é garantir que esses veículos não se tornem um problema para a segurança e o bem-estar da população”, afirmou o diretor-geral do Detran, Tacano e do Nascimento.
A remoção das carcaças também visa manter a organização urbana e o fluxo viário. “Além da questão de saúde, esses veículos podem bloquear vias e prejudicar a mobilidade. A colaboração da comunidade tem sido essencial nesse processo”, destacou o diretor-geral.
A população pode contribuir com denúncias por meio da ouvidoria no telefone 162, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e das administrações regionais. Também foi disponibilizado o e-mail dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br para envio de informações.
Com o apoio das instituições envolvidas, a operação segue como uma das estratégias para promover o bem-estar coletivo e evitar a degradação de espaços públicos. A expectativa é que mais veículos sejam recolhidos nos próximos meses, reforçando o compromisso do governo com uma cidade mais segura e organizada.