Da redação
O Distrito Federal atingiu um marco histórico ao registrar, em 2024, o menor número de roubos de veículos desde o início do monitoramento desse tipo de crime. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), houve uma redução de 21% em relação a 2023, com 1.018 ocorrências registradas no último ano, contra 1.290 no ano anterior.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, atribui a queda a estratégias cada vez mais eficazes. “A redução é fruto de muito trabalho e ações baseadas em estudos, levantamentos e análises criminais e de inteligência, além do aumento do policiamento ostensivo e do uso de tecnologia no videomonitoramento urbano”, destacou.
A maior parte dos roubos ocorreu em sete regiões administrativas – Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Santa Maria, Gama e Planaltina –, mas todas apresentaram queda nos índices. Já Jardim Botânico e Varjão não registraram nenhum caso em 2024.
As autoridades reforçam a importância da denúncia e do registro de ocorrências para combater os crimes e desarticular organizações criminosas. Além disso, ações preventivas, como bloqueios policiais e monitoramento, seguem sendo intensificadas dentro do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, que usa tecnologia e inteligência para enfrentar a criminalidade.