
Da redação
Governo de Goiás amplia programa com objetivo de reduzir evasão escolar e incentivar o aprendizado
Mais de 1,1 mil estudantes da rede pública estadual de Goiás passarão a receber R\$ 111 mensais a partir de agosto por meio do programa Bolsa Estudo. A medida, anunciada pelo Governo de Goiás por meio do Goiás Social e da Secretaria da Educação (Seduc), contempla alunos do Agrocolégio, das Escolas Famílias Agrícolas e das Apaes conveniadas com a rede estadual.
“Já no começo do segundo semestre, estaremos garantindo o benefício para mais estudantes. A medida vai contribuir muito para que possam prosseguir com os estudos”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. Para ter direito ao auxílio, o aluno precisa manter frequência mínima de 75%, nota igual ou superior a 6 em todas as disciplinas e não ter advertências ou suspensões.
O programa foi criado em 2021 com o objetivo de incentivar a permanência escolar, combater a evasão e promover o desempenho dos estudantes. Com a nova ampliação, o Estado reforça sua política de apoio à educação pública, sobretudo em áreas rurais e instituições inclusivas.
Além dos alunos, os diretores das unidades escolares contempladas também receberão auxílio-locomoção de R$ 500 mensais, como reconhecimento ao trabalho de gestão e acompanhamento pedagógico.
De acordo com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, a ampliação reafirma o compromisso do governo com o acesso à educação. “Em busca do melhor desempenho dos estudantes, essa nova ampliação do Bolsa Estudo reafirma o importante papel da Secretaria da Educação na redução da evasão escolar”, destacou.