Firestone aumenta componentes sustentáveis nos pneus da Indy500

Modelo Firehawk incorpora compostos bioestireno e butadieno

Empresa comemora 25 anos consecutivos como fornecedora exclusiva de pneus da NTT Indycar Series e das 500 Milhas de Indianápolis

A Bridgestone Americas está mais uma vez demonstrando e acelerando o uso de materiais e tecnologias mais sustentáveis no automobilismo na 108ª Corrida da Indy500 deste ano, que será realizada no próximo domingo (26).
 

Enquanto sua marca Firestone comemora 25 anos consecutivos como fornecedora exclusiva de pneus da NTT Indycar Series e das 500 Milhas de Indianápolis, a Bridgestone produziu o pneu de corrida Firestone Firehawk Indy500 que incorpora dois compostos provenientes do resíduo do processamento de óleo de palma.
 

Os compostos de bioestireno e butadieno incluídos nos pneus de corrida deste ano são certificados pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) pela transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos.
 

“Nossa herança de corridas com a Firestone remonta a mais de 100 anos até a primeira Indy 500, em 1911, e continuamos focados em ajudar a sustentar o esporte que amamos para as gerações futuras”, pontua Cara Krstolic, Diretora Executiva de Engenharia e Produção de Pneus de Corrida da Bridgestone Américas.
 

“As exigências das corridas também oferecem o desafio final para a nossa inovação. Ao provar que o mesmo desempenho premium pode ser entregue neste nível por meio de materiais e tecnologias mais sustentáveis, podemos trabalhar para estender esses esforços além do automobilismo em soluções que estão sendo projetadas para o futuro da mobilidade.”
 

Ao todo, a equipe Firestone Race Tire Engineering e seus 60 colaboradores da equipe de produção produziram mais de 5.000 unidades para uso durante os treinos, classificação e corrida no Indianápolis Motor Speedway (IMS). O calendário foi cumprido ao longo do mês de maio.

Promovendo a sustentabilidade por meio do automobilismo

Usar os compostos de origem sustentável nos pneus de corrida Firestone Firehawk Indy 500 deste ano é o exemplo mais recente dos esforços da Bridgestone para provar e acelerar o uso de materiais e tecnologias sustentáveis por meio do automobilismo e da NTT Indycar Series.
 

Todos os pneus de corrida Firestone Firehawk para a NTT Indycar Series são fabricados no Advanced Tire Production Center (ATPC) da Bridgestone com certificação ISCC PLUS em Akron, Ohio. A instalação recebeu a certificação em 2022 por sua transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis, incluindo borracha sintética de base biocircular.
 

A Bridgestone mais uma vez atua em parceria com a Penske Truck Leasing e a IMS para transportar todos os pneus Firestone Firehawk Indy500 para a pista usando caminhões elétricos Freightliner eCascadia.
 

Fora da Indy500, a Bridgestone usa borracha natural derivada de guaíule nas paredes laterais dos pneus de corrida alternativos Firestone Firehawk feitos para corridas de rua da NTT Indycar Series. O guaíule é um arbusto do deserto cultivado nas instalações de pesquisa da Bridgestone no Arizona que está sendo explorado como uma fonte alternativa potencial de borracha natural.
 

A companhia continua a usar o automobilismo mundial como uma plataforma global de cocriação e um campo de provas para entregar os valores do Compromisso Bridgestone E8. Esse compromisso corporativo define oito áreas em que a empresa está focada em contribuir para um mundo mais sustentável.
 

As atividades de automobilismo da Bridgestone e da Firestone demonstram os valores E8 de emoção, energia e ecologia. Juntamente com iniciativas mais amplas em toda a empresa, esses esforços são projetados para ajudar a avançar a Bridgestone em direção às suas metas de alcançar a neutralidade de carbono e pneus feitos com materiais 100% renováveis e reciclados até 2050.
  ‎  ‍

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here