
Da redação
Estudantes da rede pública terão a oportunidade de ocupar cargos de liderança por um dia
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (17), o projeto Meninas em Ação, iniciativa que visa fortalecer a participação feminina na sociedade e promover a igualdade de gênero. Criado pela Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), o projeto será realizado entre março e outubro em parceria com as secretarias de Educação (SEEDF) e da Mulher (SMDF).
Inspirado no movimento internacional Girls Take Over, da organização Plan International, o programa permitirá que estudantes da rede pública experimentem cargos de liderança por um dia. Trinta meninas selecionadas de três escolas terão a oportunidade de assumir simbolicamente funções como vice-governadora, secretária de Estado, empresária e até diretora de jornal. Além disso, serão embaixadoras do projeto em suas escolas e comunidades.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da iniciativa: “Nós, mulheres, não queremos roubar espaço dos homens; queremos apenas igualdade. Precisávamos chegar a essas meninas e mostrar que elas podem ser o que quiserem”, afirmou. Já a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou que o Meninas em Ação é um projeto-piloto, mas a meta é transformá-lo em um programa permanente: “Estamos plantando uma semente, uma esperança de mudança”, declarou.
O encerramento do projeto contará com a participação da embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a primeira mulher a ocupar esse cargo em 200 anos de Itamaraty. A ação também se alinha à Agenda 2030 da ONU, dentro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, que trata da igualdade de gênero.
Com essa iniciativa, o GDF reafirma seu compromisso com a valorização feminina, incentivando jovens a se enxergarem como futuras líderes e protagonistas de suas próprias histórias.