GDF lança projeto Meninas em Ação para promover empoderamento feminino

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Da redação

Estudantes da rede pública terão a oportunidade de vivenciar cargos de liderança por um dia.

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (17), o projeto Meninas em Ação, iniciativa que busca fortalecer a participação feminina na sociedade e promover a igualdade de gênero. A ação será realizada entre março e outubro, em parceria com as secretarias de Educação (SEEDF) e da Mulher (SMDF), proporcionando às estudantes experiências em posições de liderança.

O projeto permitirá que alunas da rede pública ocupem, por um dia, cargos como vice-governadora, secretárias, empresárias e até diretoras de jornal. Além disso, será lançada uma revista com artigos sobre empoderamento feminino. “Se de um lado temos uma ação considerada simples, que é a autoridade receber essa menina durante um dia de trabalho, do outro, teremos vidas transformadas”, destacou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

Na primeira edição, 30 estudantes de três escolas públicas serão selecionadas para participar e atuar como embaixadoras do projeto em suas comunidades. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, reforçou a importância da iniciativa. “Precisávamos chegar a essas meninas e mostrar que elas podem ser o que quiserem”, afirmou.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou que o Meninas em Ação está alinhado à Agenda 2030 da ONU, especificamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, que trata da igualdade de gênero. O encerramento contará com um bate-papo com a embaixadora Maria Laura da Rocha, primeira mulher a ocupar o cargo de secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores. A expectativa é que a iniciativa se torne um programa contínuo para alcançar mais escolas e estudantes nos próximos anos.