Governador Caiado rebate reajuste da tarifa e pede subsídio para passageiros do Entorno do DF

Foto: Divulgação

Da redação

O governador Ronaldo Caiado manifestou forte oposição ao aumento de 2,91% nas passagens de ônibus no Entorno do Distrito Federal, que começou a valer nesta terça-feira (23/9). Ele criticou a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e defendeu a criação de um consórcio entre os governos de Goiás, Distrito Federal e União para melhorar o sistema de transporte coletivo da região.

Caiado destacou que os esforços dos governos de Goiás e do Distrito Federal para evitar o aumento e encontrar uma solução justa foram ignorados pela ANTT, que priorizou o equilíbrio financeiro das empresas de transporte em detrimento dos usuários. O governador ressaltou que a tarifa em Goiânia está congelada em R$ 4,30 desde 2019, mesmo com investimentos constantes em frota elétrica e infraestrutura.

Os governadores de Goiás e do Distrito Federal apresentaram em fevereiro uma proposta para criação de um consórcio interfederativo, que permitiria uma gestão compartilhada do transporte, com investimentos para reduzir o preço da passagem. No entanto, a resposta do Governo Federal foi tardia, só acontecendo em agosto, e com limitações que dificultam a efetivação do consórcio.

A ANTT concedeu apenas 30 dias para suspensão do reajuste, enquanto os governadores consideram necessário um prazo de 90 dias para formalizar o consórcio, que incluiria transição técnica e definição de aportes orçamentários. O Ministério dos Transportes vetou a participação e financiamento da União no projeto, mesmo com o plano elaborado em conjunto com o próprio ministério.

Caiado e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reforçam que a regulação e gestão do transporte semiurbano interestadual é responsabilidade constitucional da União e defendem um modelo de gestão compartilhada que subsidie tarifas e promova melhorias no sistema, garantindo um serviço digno para os trabalhadores que dependem do transporte coletivo diariamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here