
Da redação
Decisão é resultado de negociação entre Goiás, GDF e Ministério dos Transportes
O Governo de Goiás conseguiu suspender o reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte público na região do Entorno, que entraria em vigor neste domingo (23). A decisão foi comunicada neste sábado (22) pelo Ministério dos Transportes à Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF), após pedidos formais encaminhados pelos governos de Goiás e do Distrito Federal (GDF).
O governador Ronaldo Caiado comemorou a suspensão e destacou que o objetivo é garantir um transporte mais digno e acessível para a população do Entorno. “É mais um passo nessa luta que estamos travando desde 2023. Conseguimos agora evitar um aumento que pesaria no bolso do usuário e vamos seguir em frente para consolidar o consórcio com o GDF”, afirmou.
A suspensão do aumento tem validade inicial de seis meses e foi viabilizada pelo acordo firmado entre o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e o governador do DF, Ibaneis Rocha, na última quinta-feira (20). O entendimento prevê um novo modelo de subsídio ao transporte da região, com divisão dos custos entre os dois estados, enquanto a responsabilidade pela infraestrutura do serviço ficará a cargo do Governo Federal.
Desde 2023, Goiás vem negociando melhorias para o transporte do Entorno, incluindo a criação do consórcio interfederativo e a inclusão de projetos como o BRT Luziânia-Brasília no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Também estão em análise as propostas para implantação do BRT entre Águas Lindas e Brasília e do VLT entre Valparaíso e Brasília.
A secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury, destacou o avanço das negociações e o impacto positivo da decisão. “Após mais de 50 reuniões, estamos concluindo o trabalho do grupo técnico e assinando o relatório que consolida essa nova fase. É um marco para a região do Entorno”, declarou. Nos próximos meses, os governos estadual, distrital e federal darão continuidade à formalização do consórcio e às melhorias estruturais no transporte público





































