Da Redação
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, revelou, durante a cerimônia de lançamento da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2023, que está avaliando se certos cortes de gastos, buscando compensar a queda nas arrecadações de recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Segundo Ibaneis, tudo se deve ao alerta vermelho decorrente da perda de R$ 300 milhões na arrecadação de impostos, que vem desde janeiro até março. Ele disse que houve no ano passado, uma garfada muito forte no ICMS, nos combustíveis, nas telecomunicações, o que acarretou a redução das arrecadações do DF. O problema é que isso atinge diretamente as pessoas mais pobres.
São os serviços que o governo leva para a população que serão atacados, pois é preciso fazer cortes necessários para manter a economia do DF dentro dos eixos. O chefe do palácio do buriti não falou abertamente quais setores podem ser afetados por um possível corte.
Ibaneis como governador tem que tomar decisões como essas, que infelizmente acabam por afetar os mais desfavorecidos, mas ele, como sempre, busca formas de contornar esse problema para fazer com que tudo volte a como era antes, mas é uma questão de tempo, pois é necessário conseguir o dinheiro não arrecadado anteriormente.