Mais de 195 mil beneficiários do Bolsa Família no DF podem perder benefício por falta de acompanhamento de saúde

Foto: Rafael Zart/Ascom Ministério do Desenvolvimento

Da redação

Secretaria de Saúde alerta sobre prazo para cumprimento das exigências e busca aumentar adesão ao programa.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que cerca de 195 mil beneficiários do programa Bolsa Família estão em risco de perder o benefício por não terem realizado o acompanhamento de saúde referente ao segundo semestre de 2024. Esse número representa 55,25% dos beneficiários do programa no DF, que inclui mulheres, gestantes e crianças.

No total, mais de 350 mil pessoas recebem o Bolsa Família no DF, mas apenas 44,75% delas realizaram o acompanhamento exigido, colocando o DF entre as capitais com menor taxa de adesão no país. Entre os beneficiários que ainda precisam atualizar o acompanhamento, estão mulheres entre 14 e 44 anos e 95 mil crianças menores de 7 anos, cujas condições de saúde são priorizadas pelo programa.

O acompanhamento de saúde é uma exigência do programa para garantir o benefício, com foco em promover o bem-estar dos beneficiários, especialmente em aspectos de saúde infantil e gestacional. A SES-DF reforça a importância do cumprimento dessa condição e orienta que os beneficiários busquem as unidades de saúde para evitar o cancelamento do benefício.

A baixa adesão preocupa as autoridades de saúde, que veem o acompanhamento como essencial para garantir que o Bolsa Família não só auxilie financeiramente, mas também contribua para o cuidado integral das famílias em situação de vulnerabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here