Nomeação de 2 Mil policiais no DF avança a pedido da Vice-Governadora Celina Leão

Foto: Divulgação

Da redação

A nomeação de 2 mil novos policiais no Distrito Federal ganhou força no Congresso Nacional graças a uma articulação da vice-governadora Celina Leão. A iniciativa visa reforçar a segurança pública local, contribuindo para reduzir o déficit crônico nas forças policiais. O pedido foi formalizado durante a tramitação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 12/2025, que abre crédito suplementar de R$ 2,1 bilhões para o orçamento federal.

Esse recurso permitirá ao Governo do Distrito Federal (GDF) convocar 1.284 policiais militares, 700 policiais civis e 150 agentes penais, com a previsão de nomeações já para o mês de novembro. Celina Leão destacou que o DF possui os recursos necessários para realizar essas nomeações, mas depende da aprovação federal para viabilizar o processo. “Há recursos disponíveis, mas o Governo Federal ainda não havia acolhido a demanda em razão de restrições orçamentárias anteriores”, afirmou.

A vice-governadora e os parlamentares envolvidos ressaltam a importância da medida para garantir mais segurança à população. Ela reforçou que proteger a população e fortalecer as forças policiais são prioridades da gestão. Já o deputado Vicentinho Júnior, relator do projeto na Comissão Mista de Orçamento, tem sido um apoiador firme do projeto e tem atuado para acelerar a sua aprovação.

Nos últimos anos, o GDF já incorporou mais de 8 mil novos servidores na área de segurança pública, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e agentes penais. Com essa nova leva de nomeações, a expectativa é ultrapassar a marca de 10 mil profissionais incorporados às forças de segurança durante a atual administração.

A votação do relatório do PLN 12 e o encaminhamento do parecer pela Comissão Mista de Orçamento ao plenário do Congresso estão agendados para a primeira semana de setembro, com a expectativa de que as nomeações sejam efetivadas ainda este ano, garantindo assim um importante reforço para a segurança pública no Distrito Federal.