
Da redação
Acordo prevê intercâmbio técnico, capacitação de servidores e projetos conjuntos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O Governo do Distrito Federal (GDF) firmou nesta segunda-feira (31) uma parceria com a Universidade de Lisboa para fortalecer a formulação e a avaliação de políticas públicas no DF. O memorando de entendimento foi assinado no Palácio do Buriti por representantes do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da universidade portuguesa.
Com duração inicial de cinco anos, o convênio não terá custos diretos para o GDF e prevê a capacitação de servidores, consultorias técnicas, desenvolvimento de estudos conjuntos e intercâmbio de experiências entre pesquisadores dos dois países. A cooperação também será orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
“Combinando as experiências das duas instituições, acredito que poderemos fazer melhor e impactar positivamente a vida dos cidadãos, que é o nosso verdadeiro foco”, afirmou o presidente do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto.
A proposta inclui cursos nas áreas de políticas públicas, governança, educação, meio ambiente, gênero e criminologia, além do fortalecimento da atuação técnica do IPEDF. Para o diretor-presidente do instituto, Manoel Clementino Barros Neto, a parceria representa uma chance de modernizar a gestão pública. “Essa troca com um centro de excelência europeu traz práticas avançadas que podem beneficiar diretamente a gestão pública do DF”, destacou.
O ISCSP já mantém cooperação com governos estaduais brasileiros e agora pretende ampliar essa atuação com a nova aliança no Distrito Federal.