
Da redação
Iniciativa garante segurança de recém-nascidos e facilitará emissão do RG Nacional
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Superintendência de Identificação Humana (SIH), lançou nesta sexta-feira (21) o Projeto Identificação Neonatal Goiás, que visa a coleta da biometria de recém-nascidos nas maternidades do estado. O projeto-piloto será implantado inicialmente no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia, e deve ser expandido para todas as maternidades estaduais até outubro deste ano.
A iniciativa prevê a coleta da biometria do bebê e da mãe ainda na sala de parto, com uma nova conferência no momento da alta hospitalar. Esse procedimento reforça a segurança e garante a cadeia de custódia da biometria do neonato, prevenindo erros de identificação, além de trocas ou possíveis sequestros de recém-nascidos.
Outro benefício do projeto é que os bebês já sairão da maternidade com o protocolo de requerimento do RG Nacional, facilitando o acesso a serviços públicos desde os primeiros dias de vida. A medida representa um avanço na identificação infantil e na segurança hospitalar, permitindo que as crianças sejam cadastradas formalmente no sistema de identificação civil.
O projeto será executado pela Polícia Civil em parceria com a Secretaria da Saúde de Goiás, com o objetivo de tornar o procedimento padrão em todas as maternidades estaduais. Com essa ação, o estado reforça seu compromisso com a proteção da primeira infância e a modernização dos processos de identificação.





































