
Da redação
Evento na Câmara Legislativa destaca desigualdade de gênero e importância de mais mulheres no parlamento
A abertura da 6ª Semana Legislativa pela Mulher, realizada entre os dias 27 e 29 de maio, reforçou o apelo por maior representatividade feminina na política do Distrito Federal. Em sessão solene na Câmara Legislativa (CLDF), deputadas distritais chamaram atenção para a disparidade de gênero e defenderam o fortalecimento do protagonismo das mulheres nos espaços de decisão.
“É nesse espaço que se tomam decisões cruciais e se aprovam leis que afetam diretamente a vida da população”, afirmou Jaqueline Silva (MDB), ao ressaltar a relevância da presença feminina no parlamento.
Com o tema centrado na valorização das mulheres na sociedade e na política, o evento teve discursos marcados por críticas à sub-representação feminina. A deputada Doutora Jane (MDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, destacou que, embora as mulheres sejam maioria da população do DF, apenas quatro das 24 cadeiras da CLDF são ocupadas por elas. “Nada sobre mim, sem mim”, declarou, sublinhando também os desafios enfrentados por mulheres negras na política. Ela é a primeira deputada negra da história da Câmara Legislativa em mais de 30 anos.
Dayse Amarilio (PSB) apontou os baixos índices brasileiros no ranking da ONU Mulheres, onde o Brasil aparece na 133ª posição global em representatividade política feminina. “O grau de democracia de um país pode ser medido pela participação das mulheres”, disse.
O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), defendeu o engajamento dos homens como aliados na luta por equidade e no enfrentamento à violência de gênero. A programação da Semana segue até 29 de maio e pode ser acompanhada no canal da TV Câmara Distrital no YouTube.