Projeto Detran nas Escolas é tema de pesquisa acadêmica na UnB

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Da redação

Estudo explora o uso da matemática como ferramenta para conscientização sobre segurança no trânsito

O programa Detran nas Escolas foi objeto de estudo na pesquisa O Ensino da Matemática e o Programa Detran nas Escolas como Instrumentos de Formação e Transformação Social: Estratégias para a Diminuição de Mortes de Crianças e Adolescentes no Trajeto Escolar. O trabalho foi desenvolvido por Jeane Quitéria da Conceição Silva, professora da rede pública do Distrito Federal, como parte de sua especialização em Metodologias de Ensino em Matemática na Universidade de Brasília (UnB).

Matemática e trânsito como aliados na educação

A escolha do tema surgiu da participação da professora no curso Mobilidade e Trânsito, que capacita docentes para abordar a segurança viária em sala de aula. Na pesquisa, Jeane Quitéria explora como o ensino da matemática pode ser associado a situações do dia a dia no trânsito, utilizando estatísticas, gráficos e tabelas para demonstrar os impactos dos acidentes na sociedade. “É possível ilustrar, com números e dados comparativos, as consequências sociais e econômicas desses eventos, afetando desde as políticas públicas até a estrutura familiar das vítimas”, explica.

Reconhecimento acadêmico e impacto social

O estudo foi orientado pelo professor e doutor Rui Seimetz e contou com a participação do professor e mestre Inácio Antônio Athayde Oliveira na banca examinadora. A relevância da pesquisa foi reconhecida pelo coordenador do programa Detran nas Escolas, Renato Bertolino, que acompanhou a defesa da tese. “As ações do programa demonstram sua eficácia quando, além da participação voluntária dos professores, geram reflexões sobre os desafios do trânsito e possíveis soluções para a cidade”, destacou.

A iniciativa reforça o papel da educação na formação de motoristas e pedestres mais conscientes, contribuindo para a redução de acidentes e para a segurança no trajeto escolar.