Secretaria de Saúde lança programa Receita Simples para facilitar o uso de medicamentos no DF

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Da redação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) oficializou o programa Receita Simples, que tem como objetivo tornar mais acessível e compreensível a prescrição médica para os pacientes. Com uma linguagem clara e visual intuitivo, a iniciativa busca dar mais autonomia aos usuários do sistema de saúde, facilitando o seguimento correto dos tratamentos.

Os pacientes receberão receitas com letras grandes, cores e desenhos que indicam os horários e doses de forma clara e fácil de entender. Além disso, as orientações acompanham um guia visual para auxiliar tanto o titular quanto seus acompanhantes, garantindo que todos saibam como proceder, inclusive em situações que envolvam alterações temporárias ou permanentes no uso dos medicamentos.

“A iniciativa integra o programa Linguagem Simples, uma série de ações da Secretaria de Saúde para se comunicar de maneira mais clara com o cidadão, facilitando o acesso aos serviços”, explicou AB-Diel Andrade, chefe da Assessoria de Transparência e Controle Social (Astrac) da SES-DF. O foco é garantir que as informações sejam compreendidas por todos, independentemente do nível de alfabetização.

O modelo de receita simplificada já está em uso em algumas unidades de saúde do DF e também é oferecido no atendimento domiciliar, ampliando o alcance do programa. A medida reforça o compromisso da SES-DF em humanizar o atendimento e promover a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos.

O programa Receita Simples foi formalizado por meio da Portaria nº 64/2025, publicada no Diário Oficial do DF, e foi desenvolvido em conjunto pela Astrac, pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (Diasf) e pela Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais) da SES-DF.