Pesquisa sobre Perfil do E-Commerce Brasileiro de 2023, analisou mais de 23 milhões de sites no Brasil. Nesse universo, apenas 8,97% representam sites de varejo online
Segundo dados do “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, pesquisa anual feita pela BigDataCorp, houve um aumento expressivo na adoção de SSL (Secure Sockets Layer), um protocolo de segurança que criptografa a comunicação entre o site e o usuário, evidenciando um salto de 83,36% em 2019 para 89,35% em 2023. Este avanço sublinha a crescente preocupação com a segurança online no Brasil. Em paralelo, a pesquisa aponta um aumento no uso de carteiras virtuais, refletindo uma transformação nos hábitos de pagamento do consumidor brasileiro.
Para Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, a pandemia acelerou a digitalização dos negócios, e o e-commerce brasileiro não ficou para trás. “Observamos uma evolução notável em áreas chave como segurança digital, uso de plataformas de pagamento e engajamento em redes sociais. Estas mudanças são fundamentais para aprimorar a experiência do consumidor na era digital”, afirma.
O estudo também revela uma tendência crescente na utilização de mídias sociais, em 2022 72,2% dos e-commerces usavam redes sociais, número que aumentou para 75,6% em 23. Plataformas como Facebook e Instagram mantêm sua força, enquanto o TikTok mostra um aumento notável, refletindo uma mudança nas preferências do público.
Segundo Flavio Salcedo, coordenador de publicidade e propaganda do UNASP, o crescimento do TikTok como ferramenta de marketing para e-commerces reflete uma mudança significativa na maneira como as marcas se conectam com seu público. “O TikTok não apenas permite uma comunicação mais criativa e autêntica, mas também abre portas para estratégias de marketing influenciadas pela cultura pop e tendências virais”, comentou.
A pesquisa da BigDataCorp revela uma tendência significativa na adoção de múltiplos marketplaces. Em 2023, cerca de 20% dos e-commerces brasileiros operam em mais de uma plataforma, comparado a apenas 14% em 2022. Esse dado sublinha a importância da omnicanalidade, onde os comerciantes procuram aumentar seu alcance e visibilidade em diferentes canais digitais.
As plataformas fechadas têm visto um aumento substancial em sua adoção, saltando de 44% em 2015 para 64,45% em 2023, consolidando sua posição como a escolha predominante entre os desenvolvedores. Paralelamente, houve uma diminuição no uso de sites construídos sem plataformas dedicadas, o que reforça a importância da inovação tecnológica e da adaptação às novas ferramentas disponíveis no mercado para manter a competitividade e a eficiência no espaço digital.
Além disso, a adesão de carteiras digitais como meio de pagamentos aumentou mais de 10% desde o início da pandemia de covid-19. Em 2020, 55,6% das empresas já usavam carteiras digitais, valor que foi para 65,8% em 2023. O estudo destaca a evolução no uso de analytics e a maior responsividade dos sites. O executivo da BigDataCorp ainda aponta: “Os dados indicam que o e-commerce brasileiro está se tornando mais adaptável e orientado por dados, aspectos cruciais em um mercado competitivo e dinâmico”.
Metodologia
A série Perfil do E-Commerce Brasileiro usa o processo automatizado da BigDataCorp, que coleta dados e inspeciona mais de 1,8 bilhões de sites de todo o mundo continuamente. A análise é feita com base na captura de todo o conteúdo HTML das páginas identificadas como e-commerce e realiza o mapeamento das informações para o estudo. Os dados apresentados foram colhidos na primeira quinzena de novembro de 2023. A captura dos dados demográficos indicados na pesquisa foi feita com base no cruzamento de dados disponibilizados pela lei de acesso à informação e os CNPJs dos e-commerces.
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Sobre a BigDataCorp
A BigDataCorp é a maior datatech da América Latina. Líder no mercado, opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo, capturando informações públicas de mais de 1,5 bilhão de fontes globalmente. São mais de 100 petabytes de informação tratadas diariamente para atender empresas de todos os segmentos e portes. Para auxiliar nas mais diferentes demandas, os dados capturados são disponibilizados através de uma Plataforma de Dados, que reúne milhares de informações sobre pessoas, empresas e produtos, e que pode ser facilmente integrada com qualquer processo operacional. A empresa oferece ainda dois aplicativos construídos sobre a plataforma para resolver problemas específicos: o BigID, um produto completo de validação de identidade e prevenção à fraude; e o BigMarket, que entrega índices econômicos e estudos de mercado através de dados alternativos. A BigDataCorp é brasileira, foi fundada em 2013 e possui escritórios no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede, e em São Paulo.