Um ano após reforma, Via Estrutural se destaca em segurança e infraestrutura

Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

Da redação

Primeira rodovia totalmente em concreto do DF beneficia 100 mil motoristas por dia

Após um ano da entrega da nova Via Estrutural, a principal ligação entre o Plano Piloto e as regiões administrativas do Distrito Federal se tornou referência em infraestrutura viária. Com um investimento de R$ 80 milhões, a obra substituiu o antigo asfalto por um pavimento rígido de concreto de 21 cm de espessura, garantindo maior durabilidade e segurança para os mais de 100 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente.

A requalificação dos 13 km em cada sentido da DF-095 trouxe benefícios diretos para os usuários. “A qualidade da via melhorou substancialmente com a reforma, especialmente na sua trafegabilidade e durabilidade, natural a uma via pavimentada em concreto”, destacou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. Ele ressaltou ainda que a economia com manutenção será significativa, e o modelo já foi adotado para outras vias, como a Estrada Parque Núcleo Bandeirante.

Mais mobilidade e impacto econômico

O novo pavimento reduziu o tempo de deslocamento e melhorou a qualidade de vida da população. “Antes, eu demorava uma hora e meia para voltar do trabalho; agora, faço o trajeto em 30 ou 40 minutos”, contou o professor William Resende, morador do Sol Nascente.

O impacto da obra também chegou ao comércio local. “Foi uma grande evolução para a nossa região”, afirmou o empresário José Rodrigues Neto. “Com uma rodovia como essa, o fluxo de veículos aumenta, o que fomenta o nosso mercado e gera mais oportunidades.”

Segurança para motoristas e passageiros

A reestruturação da via trouxe avanços significativos para o transporte público, incluindo a criação de baias exclusivas para ônibus. “Antes, os buracos danificavam as suspensões e atrasavam as viagens. Agora, o fluxo está livre e seguro, tanto para nós quanto para os passageiros”, avaliou o motorista Antônio Carlos Filho.

Com melhor infraestrutura e segurança, a nova Via Estrutural se consolida como um modelo de modernização viária para o Distrito Federal.