Da redação
A cultura no DF é um produto da migração, espontânea ou por necessidade desde o seu início até a sua fundação. A cultura mescla as ricas tradições dos diferentes estados que compõem o Brasil, com as ricas tradições de cada habitante. Brasília, inclusive, na década de 60, serviu de cenário para a série de ficção científica Star Trek.
O DF é caracterizado pela mistura de elementos tradicionais e modernos, e suas cidades, que crescem com a demanda de novos serviços e que tem mão de obra qualificada, contam com atendimento do governo Ibaneis para a cultura.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o Cultura nas Cidades, um projeto de capacitação para o mercado da economia criativa, descentralização dos serviços da Secretaria e apoio às atividades culturais das gerências de cultura e fomento aos artistas nas Regiões Administrativas. São peças e shows que abraçam artistas locais e garantem diversão para a população.
O BRB Cultural, uma inovação na cultura recém-chegada, vai reformar, modernizar e ocupar com shows, peças teatrais e festivais importantes os espaços culturais do DF. O objetivo do investimento é gerar desenvolvimento, emprego e renda, fortalecendo o DF como um polo de atração de entretenimento.
Existe também incentivo financeiro à cultura com o Brasília Multicultural II, segundo bloco do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que prevê cooperação e apoio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Visando agregar renda e cultura, misturando o clássico com o regional, o antigo e o novo, o emprego e valores imateriais de povos, o governo Ibaneis se tornou dinâmico e proativo junto à população e aos demais parceiros da comunidade.