O Circuito de Jogos Digitais no Distrito Federal (Jedis) foi lançado na manhã desta segunda-feira (20) no ginásio do Sesc de Taguatinga Norte. Promovido pelo Ministério do Esporte, a iniciativa pretende contemplar 5 mil alunos das unidades do Sesc-DF e do Instituto Federal de Brasília (IFB) até o encerramento, em 2025. O programa tem por finalidade a prática de diversas modalidades dos esportes digitais, como ferramenta de desenvolvimento educacional, profissional e esportivo.
O evento inédito no DF contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, do coordenador pedagógico do Jedis, Sérgio Medeiros, do secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, do representando o ministro do Esporte, Fabio de Araujo, da reitora do IFB, Veruska Machado, do senador Izalci Lucas e do diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo.
Considerando a expansão da economia esportiva no ambiente virtual, Aparecido destacou a atuação do Sesc-DF no processo de alfabetização digital até as fases mais avançadas entre os alunos do Ensino Médio. “O Sesc-DF, que tem cerca de 3,2 mil alunos, já tem forte vocação para o ensino de tecnologia e inovação desde a primeira infância. O Jedis será mais uma frente para que possamos fortalecer nossa missão de transformar e preparar nossos jovens para o futuro”, disse Aparecido.
Com duração de 10 meses, o Circuito inicia em junho deste ano e encerra em março de 2025, com um torneio de games e a entrega dos certificados. Ao longo desse período, os estudantes poderão escolher entre cinco cursos da modalidade esportiva, além de ter acesso a 12 cursos profissionalizantes com materiais didáticos exclusivos.
Entre os cursos profissionalizantes disponíveis estão: Programação para Internet; Adobe Photoshop; Adobe Ilustrator; Adobe After Effects; Adobe Premiere; CapCut; Marketing Digital; Figma (Webdesign); Programação em Python; Programação em Unity; UX Design; Canva. Já as opções de modalidades esportivas e de jogos eletrônicos são: MOBA: League of Legends; FPS: Valorant; Battle Royale; Free Fire; Simulador Esportivo: eFootball; Card Game: TeamFight Tatics.
Só em 2023, o e-Sport gerou de receita 26 bilhões de reais, apenas no Brasil. Este ano, a expectativa é que esse valor supere os R$ 27 bilhões. Assim, o Brasil é líder em consumo desse tipo de entretenimento na América Latina e o 3º país no âmbito global. Segundo a Brasscom, o Brasil possui mais de 400 mil postos de trabalho vagos na área de TI e Comunicação.
Jovens que tenham entre 16 e 24 anos podem se inscrever no Circuito de Jogos Digitais a partir desta terça-feira (21/5) nas unidades do Sesc no Gama e em Taguatinga Norte. Nessa primeira etapa, 580 inscritos serão selecionados. As outras unidades vão compor o Circuito nos próximos meses.