Em Planaltina de Goiás, autoridades do judiciário e políticas ressaltaram o comprometimento do Governo de Goiás em promover justiça e dignidade ao cidadãos, e o respeito à instituição
O Ministério Público de Goiás inaugurou, na terça-feira (18), a quarta sede de Promotorias de Justiça na Região Metropolitana do Entorno (RME) do Distrito Federal em menos de um ano, desta vez em Planaltina de Goiás. As outras sedes foram instaladas em Formosa, Novo Gama e Águas Lindas. Caroline Fleury, secretária do Entorno do DF (SEDF-GO), representou o governador Ronaldo Caiado e ressaltou a importância da nova unidade para a proteção social e promoção da justiça. “O estado de Goiás é um aliado forte e estará sempre presente, porque o Entorno é de Goiás e não é mais nem-nem”, afirmou.
Além das quatro sedes já entregues, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, anunciou que, em agosto, será inaugurada mais uma edificação, em Cidade Ocidental. Ele enfatizou o respeito e a autonomia que o Governador confere ao Ministério Público do Estado. “O governador repassa religiosamente o duodécimo do Ministério Público todo dia 20, como previsto na constituição. E nunca usou como moeda de troca, submetendo o procurador-geral, como era costume”, assinalou.
Entorno Melhor
“Eu sempre quis ser um promotor do Entorno, mesmo antes de ingressar na instituição. Essa preocupação do Governo de Goiás com o Entorno do DF agrada não só a população de todos os municípios que compõem a região, mas também a muitos dos membros do Ministério Público”, disse Asdear Salinas, Coordenador das Promotorias de Justiça de Planaltina de Goiás. Ele acrescentou: “Ter nossa casa identifica nosso trabalho e nos torna protagonistas da nossa história”.
A união dos poderes e forças na região para oferecer justiça ao cidadão foi destacada pelo prefeito da cidade, delegado Cristiomário. “Antigamente, quando assumi o cargo de delegado, o Entorno era nem-nem, e ser mandado para cá era quase um castigo. Agora, temos pessoas que querem estar aqui e trabalham para promover cada vez mais dignidade social”, explicou o prefeito.
A promotora Camila Souza, representando a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), frisou a importância da região do Entorno do Distrito Federal: “Certamente todos aqui estão gratos por essa entrega. A conquista dessa casa própria permitirá que o cidadão seja melhor recebido e esse espaço também vai possibilitar a recepção a todos os poderes, melhorando a interlocução entre todos”.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás