Adasa Participa de Fórum Integrado para Conscientizar sobre Proteção do Cerrado

Nesta terça-feira, (04/06), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do I Fórum Integrado sobre Meio Ambiente, um evento organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA) que abordou diversos temas importantes para a gestão, proteção e sustentabilidade do meio ambiente.

Com a temática “Protegendo o Cerrado”, o fórum contou com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão, além de gestores, parlamentares e especialistas da área que discutiram junto a docentes e estudantes assuntos como a regulação do saneamento básico com ênfase em resíduos sólidos; a importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental; a proteção de mananciais para garantir o abastecimento público; o controle populacional de cães e gatos, entre outros.

Celina Leão enfatizou que eventos como esse são de suma importância, uma vez que tratam de um tema bastante atual e globalizado e que necessita de engajamento internacional para alcançar resultados sólidos e objetivos. “Encontros internacionais são essenciais para que as nações assinem documentos e se comprometam com a conservação ambiental”, afirmou. 

Ela destacou ainda sobre os desafios que o governo do DF tem enfrentado na busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento urbano e a preservação do Cerrado. “Nossa missão é harmonizar o crescimento da cidade com a proteção do nosso bioma único”, completou a vice-governadora.

Segundo o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, é necessário entender a natureza para desfrutá-la de forma sustentável. “Tragédias como as que destruíram o estado do Rio Grande do Sul estão acontecendo em todos os lugares. A natureza está cobrando o preço de nossas ações e omissões”, lamentou.

Na palestra sobre resíduos sólidos, Élen Dânia, superintendente da Adasa, falou sobre o papel da Agência no campo da regulação e fiscalização e apresentou dados. “É um desafio, pois o DF produz mais de seis milhões de toneladas de resíduos todo mês e para tratar esses resíduos, é necessário saber qual é o tipo de descarte, sua característica e o potencial de valorização e reciclagem. A Adasa tem se esforçado para descobrir como melhorar a gestão desses resíduos”, contextualizou.

Além de Celina e Ribeiro, compuseram a mesa de abertura o deputado distrital Daniel de Castro, o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, o presidente da Caesb Luis Antonio Reis, o presidente do SLU, Silvio Morais, dirigentes do CEUB, representantes de faculdades e universidades do DF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here