Da redação
Cerimônia no Palácio do Buriti homenageia militar que perdeu a vida salvando hóspedes durante incêndio em Maceió.
O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, na última quinta-feira (30), no Palácio do Buriti, uma cerimônia solene de promoção post mortem do 2º sargento Adriano Damásio Lopes, que perdeu a vida após salvar hóspedes durante um incêndio em um hotel em Maceió, Alagoas. O militar foi elevado à graduação de 1º sargento em reconhecimento à sua bravura.
O governador Ibanez Rocha, acompanhado pela comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Ana Paula Barros Habka, conduziu o evento, destacando a importância do gesto heroico do militar. “Adriano Lopes é um exemplo de dedicação e coragem, um verdadeiro herói que representou com excelência os valores da nossa Polícia Militar e do Distrito Federal”, declarou o governador.
Adriano Lopes tinha 44 anos e mais de 20 anos de serviço dedicado à PMDF. Ele atuava no Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e deixou esposa e uma filha de 9 anos. Durante o incêndio ocorrido em 16 de janeiro, o sargento garantiu a evacuação segura de diversas pessoas, mas não resistiu após inalar uma grande quantidade de fumaça tóxica.
A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, também destacou a memória do militar: “Seu gesto heroico ecoará eternamente em nossa corporação e na sociedade, como símbolo de abnegação e compromisso com a vida.”
O GDF reafirma, com essa homenagem, seu compromisso em valorizar e reconhecer aqueles que se dedicam à proteção e segurança da população.