
A Caravana Federativa do Maranhão reuniu mais de 30 ministérios, além de bancos públicos e agências federais, para dialogar diretamente com prefeitos, governadores e gestores locais. Durante dois dias (11 e 12/9), a capital maranhense se transformou em espaço de construção coletiva, onde mais de 8 mil participantes da União, estados e municípios discutiram soluções, destravaram demandas e fortaleceram parcerias para melhorar a vida da população.
Entre as iniciativas apresentadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), destacaram-se três importantes destinações de imóveis da União, como parte do Programa Imóvel da Gente. Em São Luís, um espaço de 3.804 m² foi cedido à Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida para abrigar uma cozinha solidária – iniciativa que fornecerá refeições gratuitas e de qualidade a pessoas em situação de insegurança alimentar, em parceria com o Instituto Assaí e a Vale.
Na cidade de Chapadinha, a área ocupada pelo Fórum Eleitoral Dr. Tomé Gomes Lima foi regularizada, garantindo estabilidade jurídica às atividades do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Em Balsas, a destinação de um terreno de 1.500 m² permitirá a construção da nova sede da Subseção Judiciária da Justiça Federal, com estrutura moderna, acessível e adequada às normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O MGI também apresentou uma oficina sobre o Contrata+Brasil. Lançada em fevereiro de 2025, a plataforma já reúne mais de 900 órgãos públicos cadastrados, incluindo cerca de 300 prefeituras, e mais de 5,5 mil MEIs habilitados em todo o país. Com R$ 4,6 milhões em contratos firmados, o Contrata+Brasil tem se consolidado como uma ferramenta ágil, transparente e inclusiva para pequenas contratações, especialmente em áreas como manutenção predial, serviços gerais e apoio logístico.
Representante da Secretaria da Mulher do município maranhense de Penalva, Surama Bezerra participou da oficina e afirmou que vai divulgar, o quanto puder, o Contrata+Brasil na sua cidade. “Sem dúvida, é uma oportunidade para que os microempreendedores locais possam, de forma rápida e simples, ter seus serviços contratados pela prefeitura e, assim, melhorarem a renda familiar. A oficina foi bem didática e nos mostrou que temos condições de avançar junto ao governo federal”, afirmou.
Atuante no setor de compras públicas no governo do Maranhão, Cláudia Tavares, supervisora de Planejamento na Secretaria de Estado da Administração (Sead), considerou a oficina esclarecedora. “A equipe nos abriu um leque de oportunidades. Somos um estado muito grande, temos muitos órgãos públicos para atender, e, por isso, a plataforma vai facilitar bastante as contratações que necessitamos fazer”, explicou.
Caravana Federativa
A Caravana Federativa é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI). De acordo com Stéfane Silva, as caravanas federativas são espaços privilegiados de diálogo, compartilhamento e principalmente de escuta qualificada. “Cada caravana é uma oportunidade de conhecer melhor a realidade de cada estado, município e entender o que que, de fato, podemos fazer de forma conjunta. A partir dessa vivência temos a oportunidade de repensar nossos processos de trabalho em Brasília, para que a população seja cada vez mais bem atendida pelo setor público”, destacou.
Criada em 2023, a Caravana leva representantes de órgãos federais aos estados e municípios para dialogar diretamente com prefeitos, governadores e gestores locais. O objetivo é apoiar a implementação de políticas públicas, destravar obras e ampliar o acesso a programas federais, tornando o governo mais próximo e resolutivo.
Fonte: Agência GOV