Da redação
Trabalho cuidadoso será realizado à noite para preservar a acessibilidade e atender o fluxo de turistas
Com a reforma das pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes concluída, o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta segunda-feira (13), a etapa de limpeza do piso icônico da área. A ação será realizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), utilizando o produto químico Pedrex e um caminhão-pipa de 12 mil litros de água, capaz de cobrir os 27 mil m² da praça.
A manutenção, que envolveu o reposicionamento manual de cerca de 6 mil m² de pedras portuguesas, foi finalizada pela Novacap ao custo de R$ 900 mil. Muitas das pedras que estavam em bom estado foram reutilizadas, enquanto outras, deterioradas, foram substituídas por materiais provenientes de Juiz de Fora (MG). “Foi um trabalho quase artesanal, pensado para resolver os problemas de acessibilidade e solidez das pedras. A praça é do povo e para o povo”, afirmou Carlos Spies, diretor de Planejamento e Projetos da Novacap.
A limpeza do piso será feita por uma equipe de 15 pessoas no período noturno, das 19h às 2h40, para não prejudicar o fluxo de turistas. O subdiretor de Gestão de Limpeza Urbana, Everaldo Araújo, explicou o processo: “O produto químico é aplicado e deixado agir por 10 minutos, seguido da lavagem com enceradeira e enxágue para remoção de toda a sujeira. O Pedrex é ideal para esse tipo de material”.
Os turistas têm percebido o cuidado com o local. A psicóloga Mônica Roza, que visitava a praça com a filha, destacou a importância da manutenção para preservar um dos cartões-postais de Brasília. “É o coração do nosso país, um lugar muito bonito e simbólico. Esse zelo que vemos aqui é essencial para manter a história e a beleza de Brasília”, disse a paulista. Sua filha, Manuela, de 13 anos, reforçou o impacto da obra: “Achei a praça magnífica. Essa manutenção ajuda tanto na acessibilidade quanto na estética”.
A Praça dos Três Poderes é um marco da capital federal e uma das áreas mais visitadas por turistas. Com a finalização das obras e a etapa de limpeza, o GDF reforça seu compromisso em manter o espaço acessível, seguro e acolhedor para moradores e visitantes, garantindo que Brasília continue encantando quem a conhece.