
Da redação
Ação promovida pelo GDF ocupa pontos de grande circulação com mensagens de conscientização e acolhimento até 17 de abril
Com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou a campanha “Não é brincadeira, é crime!”, que segue até 17 de abril em locais de grande circulação do DF, como o Aeroporto de Brasília, Rodoviária Interestadual e estações do Metrô. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Turismo (Setur-DF), em parceria com o Instituto Evolui.
Com investimento de cerca de R$ 500 mil, a campanha busca sensibilizar a população e os profissionais do setor turístico, como motoristas, taxistas, guias e hoteleiros, para a importância da prevenção e denúncia desses crimes. “A união da sociedade e dos profissionais do setor pode fazer de Brasília um exemplo nacional na proteção da infância”, destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
A proposta da ação é estabelecer um diálogo com a comunidade e romper o silêncio em torno do tema. Para Laiz Cecília Paula de Queiroz, vice-presidente do Instituto Evolui, o envolvimento de diferentes setores é essencial. “A maior parte das crianças é abusada por pessoas próximas. Precisamos conscientizar a sociedade para proteger os pequenos”, afirmou.
A campanha conta com estandes informativos, funcionando em dias úteis das 8h às 18h, com estrutura visual impactante. Além da orientação sobre como denunciar, os espaços também acolhem relatos de vítimas. “A gente tem que denunciar quando vê algo errado. É pela segurança das nossas crianças”, disse a dona de casa Francisca Selma da Silva.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones Disque 100, 190, 197, pela Delegacia da Criança e do Adolescente (61 3207-5931), conselhos tutelares ou unidades do Creas.