Cleber Lopes propõe isenção de anuidade para advogados em início de carreira na OAB/DF

Foto: Divulgação

Da redação

O candidato à presidência da OAB/DF, Cleber Lopes, anunciou nesta terça-feira, 12 de novembro, uma proposta para isentar do pagamento da anuidade advogados com até cinco anos de inscrição na seccional. A medida, que está prevista para entrar em vigor em janeiro de 2025, foi desenvolvida após uma análise detalhada do orçamento e das despesas da entidade, conduzida por uma equipe contratada pelo candidato.

Cleber Lopes, que lidera a chapa verde, justificou a iniciativa ao afirmar que os recursos arrecadados com as anuidades não estão beneficiando os profissionais que mais precisam de apoio, sobretudo aqueles que estão começando na profissão. “É um absurdo o que conseguimos constatar. O dinheiro da anuidade está sendo mal gasto e não se reverte em nada para quem mais precisa: exatamente quem está começando na carreira”, declarou.

De acordo com o levantamento realizado, a atual gestão da OAB/DF tem aplicado parte significativa dos recursos em gastos com terceirizados e atividades consideradas secundárias, como ações de promoção pessoal. Segundo Cleber, a readequação desses valores será suficiente não apenas para garantir a isenção da anuidade para advogados com até cinco anos de atuação, mas também para oferecer um desconto de 25% aos que estão na profissão há até 10 anos.

Cleber Lopes argumenta que o papel da OAB/DF é priorizar investimentos que tragam retorno direto aos advogados contribuintes, e não beneficiar interesses internos. “Se o advogado é quem sustenta a OAB/DF, os benefícios precisam ser diretamente para eles e não para gastos com áreas onde só quem se interessa é o grupo que está gerindo”, afirmou o criminalista.

Outro ponto levantado no estudo aponta que as despesas da atual administração, liderada por Délio Lins e Silva Júnior, não estavam disponíveis para consulta no Portal da Transparência desde 2022. Após insistentes cobranças de Cleber Lopes, os dados começaram a ser publicados, facilitando o acesso e a fiscalização pelos advogados da seccional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here