Conselhos comunitários reforçam diálogo com governo para ampliar segurança no DF

Foto: Divulgação

Da redação

Reunião semestral com presidentes dos Consegs destaca papel estratégico da participação social na formulação de políticas públicas

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) promoveu, nesta quinta-feira (10), uma reunião semestral com os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O objetivo do encontro foi fortalecer o papel dos conselhos como ponte entre a população e o governo na construção de políticas públicas mais eficazes para a segurança.

Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, e o subsecretário dos Consegs, Paulo André Vieira Monteiro. Segundo Avelar, o diálogo com os conselhos é essencial para integrar as ações de segurança. “É um trabalho conjunto e de integralidade, que envolve escuta, articulação e compromisso de todos os envolvidos na construção de um Distrito Federal cada vez mais seguro”, afirmou.

As demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias serão encaminhadas aos órgãos competentes para análise. De acordo com o subsecretário, os Consegs têm um papel democrático e colaborativo. “Nosso objetivo é ouvir cada representante, dar vazão às demandas e promover o alinhamento necessário para a execução de políticas públicas mais eficazes”, destacou Paulo André.

O encontro integra o eixo Cidadão Mais Seguro, do programa Segurança Integral, que estimula a atuação coordenada entre Estado e sociedade civil na prevenção à criminalidade e promoção dos direitos.

Os Conselhos Comunitários de Segurança realizam reuniões mensais abertas ao público em todas as regiões administrativas do DF, fortalecendo a participação ativa dos moradores nas decisões sobre segurança local.