
Da redação
Trecho entre a Epia e o Terminal da Asa Sul terá 7,3 km de via exclusiva, três estações e obras de acessibilidade
O Governo do Distrito Federal, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), lançou nesta segunda-feira (21) o aviso de licitação para a implantação do novo corredor exclusivo do BRT Sul. A obra será executada entre a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), na altura do km 24,5, e o Terminal da Asa Sul, totalizando 7,3 quilômetros de extensão e investimento superior a R$ 190 milhões.
A concorrência eletrônica nº 90018/2025 prevê a contratação de empresa para executar o projeto básico e a obra, que inclui via em pavimento rígido com faixa de rolamento de quatro metros de largura por sentido. O trajeto contará com três novas estações com passarelas, ciclovia, acessibilidade e alargamento de três viadutos existentes. Também será construída uma nova Obra de Arte Especial (OAE) ao longo do percurso.
A abertura da disputa de preços está marcada para o dia 23 de outubro, às 10h. Após a habilitação das empresas interessadas e escolha da vencedora, a ordem de serviço será emitida e os trabalhos terão início imediato. A previsão é que todo o processo licitatório seja concluído em até 60 dias. A empresa vencedora terá 540 dias corridos para finalizar a obra.
O projeto contempla ainda serviços de terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização viária, paisagismo e ações voltadas à mobilidade e sustentabilidade. Haverá medidas de compensação ambiental, tratamento de interferências e instalação de canteiro de obras.
A iniciativa integra o conjunto de ações do GDF para ampliar a infraestrutura do transporte público, melhorar a fluidez do tráfego e oferecer mais conforto e segurança aos usuários do BRT. Com a nova estrutura, a expectativa é atender de forma mais eficiente a crescente demanda por mobilidade urbana na região central de Brasília.