Da redação
O Governo de Goiás anunciou, nesta sexta-feira (10), a criação do programa Profissionaliza Goiás, que irá disponibilizar 17.352 novas vagas em cursos técnicos profissionalizantes para estudantes do ensino médio. O programa foi lançado em Goiânia pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, durante a assinatura de um convênio com o Sistema S, com aporte de R$ 94,5 milhões.
“A profissionalização é uma alternativa essencial para os jovens que concluem o ensino médio e não têm acesso à faculdade, mas que precisam se preparar para atender às demandas do mercado de trabalho em áreas como serviços, indústria e agropecuária”, afirmou Caiado. Ele ressaltou que a qualificação de mão de obra é fundamental para o crescimento econômico, já que “você só gera PIB com trabalhadores capacitados”.
O programa será realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No acordo com o Senai, serão oferecidas 12.352 vagas em 16 cursos diferentes, com aulas teóricas e práticas ministradas nas unidades da instituição, e com transporte e alimentação financiados pelo Governo de Goiás. Já na parceria com o Senac, serão criadas 5 mil vagas em 12 cursos, cujas aulas acontecerão em escolas estaduais.
Gracinha Caiado destacou que o Profissionaliza Goiás visa garantir empregabilidade para os jovens que não conseguem ingressar no ensino superior. “Apenas 26% da juventude chega à faculdade. Precisamos cuidar dos outros 74% e preparar esse público para o mercado. Sem educação técnica, não é possível fortalecer o desenvolvimento social e econômico do estado”, afirmou. Representantes das entidades parceiras enfatizaram que os cursos serão alinhados às necessidades do mercado, preparando a juventude para atender às demandas de empresas que se instalam em Goiás.
Em 2024, a Secretaria de Educação já havia atendido 8.664 estudantes com cursos técnicos em 53 municípios. Com a implantação do Profissionaliza Goiás, o número de vagas oferecidas passará a cerca de 25 mil, distribuídas em 18 municípios. “Estamos demonstrando o quanto a juventude é prioridade em nossa gestão. Vamos acompanhar de perto para evitar a evasão escolar, que em outros estados chega a 25%. Não permitiremos que esse vazio exista em Goiás”, concluiu a secretária de Educação, Fátima Gavioli.