ONS: afluência ao longo do mês de maio fica estável

Região Sul permanece indicando grande volume de chuva na próxima semana

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) da semana operativa que encerra o mês de maio, que vai de 25 a 31, traz projeções estáveis para o comportamento da Energia Natural Afluente (ENA) ao final do mês em todas as regiões, ante as revisões anteriores. Três subsistemas seguem com perspectivas de Média de Longo Termo (MLT) aderentes ao atual período sazonal que nos encontramos: tipicamente seco. O Norte, com 75% da MLT; o Sudeste/Centro-Oeste, com 60% da MLT; e o Nordeste, com 45% da MLT. A região Sul mantém a indicação de encerrar o mês com 298% da MLT, percentual bem acima se comparado com os demais.
 

O ONS, em sintonia com o Ministério de Minas e Energia e os agentes, tem acompanhado os impactos das chuvas no estado do Rio Grande do Sul, visando manter a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) segura e garantir a recomposição de equipamentos e o atendimento às demandas de carga na região.
 

Um padrão de estabilidade segue caracterizando as estimativas para a Energia Armazenada (EAR) em todos os subsistemas, uma vez que todas devem encerrar o mês corrente com patamares acima de 70%. Os maiores percentuais devem ser atingidos pelo Norte, 97%, e pelo Sul, 90,5%. Na sequência estão o Nordeste, 73,3%, e o Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 70% dos reservatórios de maior interesse para o SIN, com 71,1%.
 

As projeções para a demanda de carga são de aceleração no SIN e em todos os subsistemas. O primeiro deve registrar avanço de 6,7% (77.944 MWmed). O crescimento mais expressivo, entre os submercados, deve ser confirmada no Sudeste/Centro-Oeste, 8,3% (44.678 MWmed). As indicações para as demais são: Norte, com 6,1% (7.637 MWmed); Nordeste, com 5,7% (13.020 MWmed); e o Sul, com 2,8% (12.609 MWmed). Os números são comparações entre as estimativas de maio de 2024 ante o verificado no mesmo período de 2023.
 

O Custo Marginal de Operação (CMO) está em R$ 2,30 e igualado em todos os subsistemas.
 

Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.
 

Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn InstagramCanal de Whatsapp; ou no nosso podcast Conexão ONS nas plataformas de áudio Spotify ou Deezer.
 

Sobre o ONS:

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), além do planejamento da operação dos sistemas isolados do país. Sob o comando do ONS estão 161 hidrelétricas em 22 bacias hidrográficas, de múltiplos proprietários, que deverão totalizar quase 110GW no SIN até 2027. Atualmente, a matriz elétrica brasileira é considerada um exemplo mundial de sustentabilidade, visto que cerca de 88% da energia elétrica produzida vem de fontes renováveis. O Operador mantém equipes atuando durante sete dias por semana, 24 horas por dia, em salas de controle localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here