Na reunião ordinária da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, realizada nesta segunda-feira (22), a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, apresentou um perfil detalhado dos turistas que desembarcam na capital federal. O representante da empresa, Daniel Dumaresq, revelou que 56% dos visitantes que chegam à cidade por via aérea vêm a negócios.
O levantamento, realizado ao longo de um ano entre os passageiros do aeroporto, indica que o típico visitante de Brasília é predominantemente masculino (54%), tem entre 35 e 39 anos (28%), passa em média dois dias na cidade (27%), vem do Sudeste (62%) e trabalha em empresa privada (38%). Embora o foco principal seja o turismo de negócios, a pesquisa também abrange outras motivações: 25% dos turistas vêm a lazer, 11% para visitar parentes e 8% por outros motivos.
A análise também destaca que, além do Sudeste, as outras regiões que mais enviam visitantes a Brasília são o Nordeste (18%), o Sul (12%), o Norte (5%) e o Centro-Oeste (3%). Entre os turistas com mais de 60 anos, 53% daqueles que vêm a lazer ou para visitar parentes permanecem pelo menos sete dias, e a maioria dos turistas de lazer é feminina (55%).
Dumaresq destacou a importância do Sudeste, especialmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, na composição do perfil dos visitantes. “O que nos chama atenção também é que o Sudeste, especialmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, segue liderando o ranking de regiões de origem dos passageiros, não só do turista corporativo, mas de todos os outros perfis, como os de lazer e visita a parentes e amigos”, afirmou.
Atualmente, 95% do movimento do Aeroporto de Brasília é de voos nacionais. O terminal é o único do país com voos para todas as capitais brasileiras. Com base nesses dados, Dumaresq propôs a criação de um plano de turismo doméstico, através da Câmara de Turismo, para atender melhor às necessidades desse público diversificado. “Precisamos pensar em cada recorte de perfil de passageiro e o que nós, como Brasília, podemos oferecer de experiências”, concluiu.
Luiz Otávio Neves, coordenador-líder da Câmara de Turismo, vê nos números uma oportunidade para ações mais eficazes. “Os dados da pesquisa poderão ser usados para melhorar a receptividade da cidade. Nós queremos potencializar muito a área de promoção de Brasília, trazendo mais turistas. E isso não se faz sem números e dados que possam guiar nosso planejamento. Por isso acredito que a parceria e a entrada da Inframerica na Câmara será muito vantajosa para a cidade”, afirmou.
José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, destacou que o Aeroporto de Brasília foi recentemente eleito o melhor das Américas e o 5º melhor do mundo pelo AirHelp Score. Ele acredita que esse reconhecimento contribui significativamente para o desenvolvimento do turismo no Distrito Federal. “São inúmeras as qualidades que fazem do Aeroporto Internacional de Brasília o melhor do Brasil, como o acesso rápido e a proximidade com a região central da cidade por meio do Eixo Rodoviário”, destacou.
Expansão do Sesc-DF
Nicole Facuri, nova gerente de Turismo Social do Sesc-DF, apresentou na reunião os planos de expansão e reposicionamento da entidade na capital federal. O Sesc-DF pretende oferecer novos produtos tanto para o público local quanto para o externo. Facuri enfatizou que o Sesc é o maior agente de turismo social do Brasil e que no Distrito Federal essa posição será ainda mais valorizada, com a ampliação das atividades de passeios e viagens oferecidas ao longo do ano.
O Sesc-DF planeja fortalecer seu papel no turismo receptivo, desenvolvendo novos produtos principalmente nas regiões administrativas do DF. A ideia é identificar locais frequentados por moradores e ofertá-los como destinos de turismo de experiência. Outra iniciativa é a realização de famtours com outras regionais do Sesc, para atrair novos clientes e promover Brasília em outros estados.
Turismo na Casa de Chá
Vitor Corrêa, diretor-regional do Senac-DF, destacou a importância da recém-inaugurada Casa de Chá para o turismo em Brasília. Além de oferecer uma experiência gastronômica e funcionar como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o local disponibiliza produtos personalizados com a estética da Casa de Chá.
Na área externa da Casa de Chá, foi lançado o 6º volume do livro “Histórias de Brasília – Praça dos Três Poderes e Casa de Chá”, de João Carlos Amador, publicado pela Editora Senac-DF, com curiosidades e fatos históricos sobre o local, em português e inglês.