Pesquisa aponta liderança ampla de Daniel Vilela na corrida pelo governo de Goiás

Foto: Facebook Daniel Vilela

Da redação

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) desponta como líder isolado na disputa pelo governo de Goiás, com 44,2% das intenções de voto em cenário estimulado, conforme pesquisa da Directa Pesquisas realizada entre 15 e 19 de dezembro e divulgada primeiramente pelo Diário da Manhã nesta terça-feira (23). Vilela assumirá o comando do Estado em abril e buscará a reeleição. O levantamento abrangeu 1.205 eleitores em 51 municípios, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em segundo lugar, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) registra 21,8% das menções, ficando 22,4 pontos atrás do emedebista. O senador Wilder Morais (PL) aparece em terceiro, com 10,9%, seguido pela deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 7,6%, e o vereador Edward Madureira (PT), com 0,5%. Nulos somam 6,4%, enquanto 8,6% não souberam ou não opinaram. No confronto direto, Vilela acumula 44,2% contra 40,9% dos adversários somados, sugerindo possibilidade de vitória no primeiro turno.

No cenário espontâneo, sem apresentação de nomes, Vilela mantém a dianteira com 21,2%, contra 14,3% de Perillo, uma vantagem de 6,9 pontos percentuais. O governador Ronaldo Caiado, inelegível para terceiro mandato, é citado por 8,2%; Wilder Morais, por 7,1%; Accorsi, por 2,1%; e o ex-prefeito Gustavo Mendanha (PSD), por 1,1%. Outros nomes não superam 1%, e 2,9% pretendem anular o voto.

Quanto à rejeição, Marconi Perillo lidera com 22,9% dos eleitores afirmando não votá-lo em hipótese alguma, seguido por Accorsi (13,6%). Vilela apresenta a menor taxa, de 5,2% – quatro vezes inferior à do tucano –, enquanto Wilder Morais tem 2,3%. Nada menos que 38,7% não rejeitam nenhum candidato, 4,4% rejeitam todos, e 9,7% não responderam.

A pesquisa reforça o favoritismo de Vilela, especialmente com especulações sobre possível aliança do PL à base governista, o que poderia ampliar sua vantagem na eleição de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here