DF registra 15,4 mil casos e 18 mortes por dengue em 2016; alta é de 128%

O Distrito Federal registrou 15.440 casos de dengue desde o início do ano, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (18). O número se refere a todos os casos prováveis (que não foram descartados) até a última segunda (16), e representa uma alta de 128% em relação ao mesmo período de 2015.

O boletim também aponta que 18 pessoas morreram em razão da doença desde o dia 1º de janeiro deste ano. No ano passado foram 12 mortes, 50% a menos. Brazlândia, Ceilândia,São Sebastião, Planaltina, Taguatinga e Samambaia são as regiões com maior incidência do vírus – juntas, elas respondem por 6 em cada 10 casos.

De acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença se torna epidemia quando atinge 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Segundo o balanço mais recente do GDF, estão em situação de epidemia as regiões de Brazlândia, São Sebastião, Scia (Estrutural), Itapoã, Fercal, Candangolândia, Planaltina,Paranoá, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Vicente Pires, Recanto das Emas,Sobradinho, Riacho Fundo I, Samambaia, Ceilândia e Sobradinho II.

Zika e chikungunya

O GDF também contabilizou 659 casos suspeitos da febre chikungunya e 102 confirmados até a última segunda. O número indica que 13 pacientes tiveram a doença confirmada no mês de maio. As regiões de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e Asa Norte registraram juntas 42 casos, um total de 44% das ocorrências.

Também foram notificados 732 casos do vírus da zika no DF, com 157 ocorrências confirmadas. Taguatinga teve o maior número de casos da doença (26), seguida por Asa Norte (11), Asa Sul (10) e  Lago Norte (10).

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here