Lula e presidenta peruana debatem potencial da biodiversidade amazônica

Na primeira reunião bilateral do líder brasileiro na Cúpula da Amazônia, conversa trata de estreitamento de relações econômicas, políticas, culturais e de ciência e tecnologia

Em encontro no início da noite desta segunda-feira (7/8), em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta do Peru, Dina Boluarte, conversaram sobre o estreitamento das relações bilaterais e a união dos países amazônicos em torno dos interesses comuns da proteção da floresta e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na região.

O presidente brasileiro destacou a importância de os países amazônicos, que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), terem posição firme e trabalharem de maneira articulada em torno de um compromisso único, além de incluir nesse grupo outros países com grandes reservas tropicais, como República do Congo, República Democrática do Congo e Indonésia. Os dois países africanos e o asiático são convidados para a Cúpula da Amazônia, que acontece nesta terça e quarta, 8 e 9 de agosto, na capital paraense.

Lula voltou a defender que a Amazônia tenha uma política de desenvolvimento que leve em conta a preservação da floresta e a melhoria das condições de vida das quase 50 milhões de pessoas que vivem na região.

O presidente manifestou interesse em aprofundar relações com o Peru nos campos econômico, político, cultural, educacional e de ciência e tecnologia, defendeu a reativação da Unasul e afirmou que a integração entre os países sul-americanos é fundamental para uma melhor inserção geopolítica global.

A presidenta peruana viaja à Cúpula autorizada pelo Congresso do país e é a única mulher entre os líderes de países amazônicos. Ela apoiou a iniciativa do presidente brasileiro de reativar o diálogo e fortalecer a cooperação entre os países da região e de buscar alternativas para combater a fome e a pobreza e estimular o desenvolvimento sustentável, estudando o potencial da biodiversidade.

Fonte: Gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here